Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT|ECCE)

Dissertação de mestrado



Número total de itens: 60

2016

1.   Atila Moreira Cedro. Ensino de habilidades musicais rudimentares a estudantes universitários: Discriminações sonoras sucessivas. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Edson Massayuki Huziwara.
2.   Daiane Araujo de Arruda. A Influência do Contexto Social na Avaliação do Mentir Pró-social das Crianças Brasileiras. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
3.   Giovan William Ribeiro. Reorganização de classes de equivalência formadas pelo procedimento de emparelhamento com o modelo atrasado e o papel de respostas emitidas durante o atraso. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
4.   Isabella Bonamigo da Silva. Desempenho da linguagem falada em crianças prematuras e correlatos eletrofisiológicos. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2016.
Orientador: Célia Maria Giacheti.
5.   Jean Abilio Silva. Transferência da resposta de esquiva em classes de equivalência obtidas por meio do procedimento go/no-go com estímulos compostos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Paula Debert.
6.   Joana D'Arc Assunção Nogueira de Oliveira. O impacto dos jogos de tabuleiro e de estratégia na atenção de crianças típicas do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2016.
Orientador: Renato Bortoloti.
7.   Maria Claudia Ristum. Aprendizagem de relações nome-objeto por idosos com comprometimento cognitivo: uma comparação de procedimentos de ensino. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Andréia Schmidt.

2015

1.   Adriana Merlin. Expansão de unidades sintáticas na compreensão e produção de sentenças em crianças com deficiência auditiva pré-lingual usuárias de Implante Coclear. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2015.
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
2.   André Abraçado Pereira. Aprendizagem observacional em crianças com autismo. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
3.   Camila Veloso. O uso do IRAP na avaliação do bilinguismo. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2015.
Orientador: Renato Bortoloti.
4.   Christian David Pineda. Aquisição de escrita ao longo de passos de ensino no Módulo 1 do currículo Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
5.   César Augusto Barth. Guia para formulação de competências: impacto sobre a eficiência do mapeamento. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Romariz da Silva Barros.
6.   Eduardo Nascimento Trindade. Avaliando diferentes procedimentos para ensinar o uso do VB-MAPP para professores do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
7.   Estela Manfrin. ANÁLISE DAS EVIDÊNCIAS DE VALIDADE E PRECISÃO DE UM INSTRUMENTO DESTINADO À AVALIAÇÃO INTELECTUAL DE PRÉ-ESCOLARES. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
8.   Flavia Figel. Formação de classes de equivalência com verbos e substantivos em idosos com comprometimento cognitivo leve e indicativo de demência. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2015.
Orientador: Andréia Schmidt.
9.   Isabella Starling Alves. Discalculia do Desenvolvimento: transtorno de conexão entre o símbolo e a magnitude?. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Renato Bortoloti.
10.   Jade Cristine Trindade Martins. Ensino da avaliação de repertórios básicos de aprendizagem via o teste ABLA para professores do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
11.   Jaqueline Rabello. Efeitos da presença do animal sobre a tolerância a eventos aversivos por crianças. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graducação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Camila Domeniconi.
12.   Jaume Ferran Aran Cebria. Interpretação analítico-comportamental da inferência dedutiva nas formas silogísticas, a partir da Teoria das Molduras Relacionais.. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2015.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
13.   Joaquim Carlos Braga Sobrinho. Caracterização molecular e perfil de suscetibilidade a antimicrobianos de Staphylococcus aureus isolados de hemoculturas. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma. (Coorientador)., . Início: 2015.
Supervisor: Luiz Carlos de Lima Silveira.
14.   Juliana Sequeira César de Oliveira. Intervenção comportamental ao autismo via cuidadores. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Romariz da Silva Barros.
15.   Lilian Maria Candido de Souza Dornelas. Desempenho motor e de linguagem expressiva de prematuros. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2015.
Orientador: Célia Maria Giacheti.
16.   Maria Carolina Cabestre Yoshida. Rotatividade de operantes de ouvir e falar e efeito de ecoico como resposta colateral na nomeação com inteligibilidade m crianças com implante coclear. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
17.   Maria Eliane Sobrinho. Desenvolvimento de um Game Educativo para auxiliar o processo de leitura dos alunos com necessidades educacionais especiais das salas de Recursos Multifuncionais das escolas do Município de Marabá.. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2015.
Orientador: Manoel Ribeiro Filho.
18.   Myenne Mieko Ayres Tsutsumi. A explicação do comportamento lúdico a partir dos quatro por quês de Tinbergen. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2015.
Orientador: Paulo Roney Kilpp Goulart.
19.   Márcia Akemi Fujie. Monitoramento metacognitivo em universitários e analfabetos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
20.   Oriana Comesanha e Silva. Avaliando diferentes procedimentos para ensinar o uso do teste ABLA para psicólogos em formação. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
21.   RANGEL FILHO TEIXEIRA. Jogo educativo de história sobre a fundação do município de Marabá-PA. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2015.
Orientador: Manoel Ribeiro Filho.
22.   Ryan Miguel Barbosa do Espírito Santo. O Registro do N400 como medida para formação de classes a partir do controle por rejeição. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2015.
Orientador: Edson Massayuki Huziwara.
23.   Sabrina Campos dias Pedrosa. Efeitos de estímulos emocionais sobre a ocorrência de falsas memórias: investigação por meio do paradigma da equivalência de estímulos. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
24.   Sara Ingrid Cruz Keuffer. Validação comportamental dos níveis de avaliação do VB-MAPP para uma amostra de crianças brasileiras. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
25.   Stephanie Cristine Nogueira. Compreensão de humor, ironia e teoria da mente em crianças brasileiras. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
26.   Wilson Bonfim Júnior. Equivalência de estímulos e classes com estímulos com significado social. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Raquel Maria de Melo.
27.   Érika Larissa de Oliveira Jimenez. Revisão sistemática sobre conceitos analítico-comportamentais relacionados a alterações comportamentais de longo alcance. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2015.
Orientador: Paulo Roney Kilpp Goulart.

2014

1.   Arthur Damião Médici. Proposta de ensino programado para planejamento de aula por meio da análise de planejamento e execução de aula de professores de ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2014.
Orientador: João dos Santos Carmo.
2.   Aírton Ícaro Cantuária Gonzaga. Transferência de Aprendizagem ? Revisão Sistemática em Análise do Comportamento e Neurociências. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Paulo Roney Kilpp Goulart.
3.   Bruno Diego Lima Ribeiro. Avaliação comportamental de discriminações que envolvem neurônios espelho. Dissertação (Mestrado em NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2014.
Orientador: Olavo de Faria Galvão.
4.   Carla Favacho dos Santos. Aplicação de um Programa de Ensino Informatizado para o estabelecimento de habilidades básicas de leitura em indivíduos com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2014.
Orientador: Ana Leda de Faria Brino.
5.   Igor Dias Serique. Análise do potencial de discriminação de movimentos em macacos prego. Dissertação (Mestrado em NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2014.
Orientador: Olavo de Faria Galvão.
6.   Isadora Peresi Ferrari. Ampliação de repertório docente a partir de treino em Análise Funcional Baseada em Tentativas Sucessivas: Proposta em Ensino Colaborativo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: João dos Santos Carmo.
7.   Joao Francisco Silva Rodrigues. Estudo do Efeito Imunomodulador e Analgésico de Sulforafano em Modelo de Artrite Reumatóide Murina. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Início: 2014.
Orientador: Luiz Carlos de Lima Silveira.
8.   Laura Sodré Galvão Garcia. Efeitos da presença do cachorro na tolerância e avaliação de um estímulo aversivo. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graducação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2014.
Orientador: Camila Domeniconi.
9.   Letícia Fava Menzori. Avaliação de um programa de ensino de leitura e escrita em crianças com diferentes necessidades educacionais especiais. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista, . Início: 2014.
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
10.   Marina Bárbara Bastos Araújo Soares. Efeito da punição negativa por timeout sobre respostas de consumo de etanol em ratos dependentes. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Miriam Garcia Mijares.
11.   Maísa Kich Grecco. Contingências facilitadoras de comportamento verbal em crianças implantadas e práticas parentais: intervenção com pais. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista, . Início: 2014.
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
12.   Milena Gandolfine. Caracterização das oportunidades de interação entre mãe e seu bebê com deficiência visual durante a alimentação. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
13.   Raquel Leite Castro de Lima. Alternância de procedimentos de pareamento ao modelo com atraso e simultâneo no treino de relações arbitrárias: Condição suficiente para a emergência de simetria e transitividade em macacos-prego?. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2014.
Orientador: Ana Leda de Faria Brino.
14.   Raílson Cruz Salomão. Potencial Cortical Provocado Visual Gerado por Estímulos Pseudoisocromáticos.. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2014.
Orientador: Luiz Carlos de Lima Silveira.
15.   Rodrigo Harder Ferro Dicezare. Efeito da história de resolução de problemas por Insight sobre a resolução de novos problemas por pombos. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Miriam Garcia Mijares.
16.   Tamyres Roberta Colares Leal. Efeitos da liberação de alimento durante o intervalo entre tentativas sobre o desempenho no pareamento ao modelo com atraso. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Início: 2014.
Orientador: Ana Leda de Faria Brino.

2013

1.   Ana Luiza C. Roncati. Efeitos de diferentes procedimentos de correção na aquisição e manutenção de repertórios de falante e ouvinte emcrianças com desenvolvimento atípico.. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . Início: 2013.
Orientador: Maria Martha Costa Hübner.
2.   Julio Cezar Pereira de Oliveira. Questões conceituais na interface entre Educação, Análise dos Comportamento e Neurociências. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônica de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará. Início: 2013.
Orientador: Paulo Roney Kilpp Goulart.
3.   Marcelo Souza. Ensino de comportamento verbal por meio de procedimentos baseados em topografia e seleção de respostas : análise comparativa na emergência de tatos e intraverbais em crianças com desenvolvimento atípico. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . Início: 2013.
Orientador: Maria Martha Costa Hübner.
4.   Yulla Christoffersen Knaus. Efeitos singulares e combinados de citalopram e bromazepan sobre o valor reforçador de reforços condicionados em ratos treinados em um esquema de razão progressiva. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, . Início: 2013.
Orientador: Miriam Garcia Mijares.

2012

1.   Adriana Saavedra Moreno. Avaliação de um protocolo para aferir reforçadores alimentares em Callithrix jacchus. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2012.
Orientador: Gerson Aparecido Yukio Tomanari.
2.   Felipe Pereira Gomes. O efeito de antecedentes verbais com autoclíticos qualificadores sobre o comportamento de escolha de jogos. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2012.
Orientador: Maria Martha Costa Hübner.
3.   Julia Speranza Zabeu. Serviços de (re) habilitação auditiva para crianças usuárias de Implante Coclear e Aparelhos de Amplificação Sonora Individual: Perfil e caracterização no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, . Início: 2012.
Orientador: Maria Cecilia Bevilacqua.
4.   Leonardo Sarraff Nunes de Moraes. Hardware Criptográfico para Sistemas de Arquivos Distribuídos e de Armazenamento em Nuvem. Dissertação (Mestrado profissional em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Início: 2012.
Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro.

2011

1.   Fernando Del Mando Lucchesi. Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Coorientador)., . Início: 2011.
Supervisor: Maria Cecilia Bevilacqua.
2.   Nayara Feritas Fernandes. Percepção da fala em crianças portadoras de deficiencia auditiva neurossensorial com espectro da neuropatia auditiva usuárias de implante coclear: um estudo longitudinal. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2011.
Orientador: Maria Cecilia Bevilacqua.


(*) Relatório criado com produções desde 2009 até HOJE
Data de processamento: 14/06/2016 21:17:49