Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT|ECCE)

Total de orientações em andamento



Número total de itens: 178

2016

1.   Alcyr da Costa Almeida Junior. Desenvolvimento de plataforma de ensino de linguagem de programação para crianças no ensino infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2016.
Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro.
2.   Atila Moreira Cedro. Ensino de habilidades musicais rudimentares a estudantes universitários: Discriminações sonoras sucessivas. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Edson Massayuki Huziwara.
3.   Daiane Araujo de Arruda. A Influência do Contexto Social na Avaliação do Mentir Pró-social das Crianças Brasileiras. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
4.   Debora Correa Lima. . Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2016.
Supervisor: Deisy das Graças de Souza.
5.   Eduardo Augusto Cruz Santos. Comparação de desempenho no pareamento ao modelo com atraso por identidade e arbitrário em um macaco-prego. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2016.
Orientador: Ana Leda de Faria Brino.
6.   Giovan William Ribeiro. Reorganização de classes de equivalência formadas pelo procedimento de emparelhamento com o modelo atrasado e o papel de respostas emitidas durante o atraso. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
7.   Isabella Bonamigo da Silva. Desempenho da linguagem falada em crianças prematuras e correlatos eletrofisiológicos. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2016.
Orientador: Célia Maria Giacheti.
8.   Jean Abilio Silva. Transferência da resposta de esquiva em classes de equivalência obtidas por meio do procedimento go/no-go com estímulos compostos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Paula Debert.
9.   Joana D'Arc Assunção Nogueira de Oliveira. O impacto dos jogos de tabuleiro e de estratégia na atenção de crianças típicas do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2016.
Orientador: Renato Bortoloti.
10.   Josiane Maria Donadeli. Correspondência de relatos verbais em contexto de grupo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
11.   João José Corsi Filho. Jogo computacional para ensino de língua estrangeira. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2016.
Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro.
12.   Larissa Pacifico. Investigação de propriedades quantitativas de relações simbólicas por meio de potenciais relacionados a eventos. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2016.
Orientador: Renato Bortoloti.
13.   Leandro Augusto de Almeida Costa. Da discriminação simples para a discriminação condicional: Exclusão e aprendizagem de relações arbitrárias em Sapajus spp. infantes. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, PIBIC UFPA - AF. Início: 2016.
Orientador: Ana Leda de Faria Brino.
14.   Maria Claudia Ristum. Aprendizagem de relações nome-objeto por idosos com comprometimento cognitivo: uma comparação de procedimentos de ensino. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Andréia Schmidt.
15.   Mariana Teles Santos Golino. . Universidade Federal de São Carlos., . Início: 2016.
Supervisor: Patrícia Waltz Schelini.
16.   Natalia Rodrigues Biscassi. Discriminação de estímulos compostos em abelhas. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2016.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
17.   Rafael Augusto-Silva. Testes com reforçamento para avaliar estabelecimento de classes de equivalência por meio do procedimento go/no-go com estímulos compostos em crianças com autismo. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Paula Debert.
18.   Raone Mateus Rodrigues. O Registro do N400 como medida para formação de classes a partir do controle por rejeição. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2016.
Orientador: Edson Massayuki Huziwara.
19.   Rodrigo Dal Ben de Souza. EXTRAÇÃO DE PALAVRAS E MAPEAMENTO COM ESTÍMULOS VISUAIS AO LONGO DE TENTATIVAS AMBÍGUAS SEQUENCIAIS E SIMULTÂNEAS. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
20.   Vinícius Warisaia. Propensão e aversão ao risco em machos e fêmeas sprague-dawley sob diferentes níveis de privação em alternativas com diferentes valores energéticos. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Andréia Schmidt.

2015

1.   Adriana Merlin. Expansão de unidades sintáticas na compreensão e produção de sentenças em crianças com deficiência auditiva pré-lingual usuárias de Implante Coclear. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2015.
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
2.   Adriano Alves Barboza. Sistema on-line de aprendizagem para aplicação de programas de ensino: Efeitos sobre o desempenho de cuidadores e crianças diagnosticadas com TEA. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Romariz da Silva Barros.
3.   ALEX DE SOUZA VIEIRA. DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O AMBIENTE TVDI COMO PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DE NOVAS INTERFACES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2015.
Orientador: Manoel Ribeiro Filho.
4.   Aline Melina Vaz. Correspondência em jogos cooperativos. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
5.   Anderson Jonas das Neves. Compreensão e produção de sentenças em crianças com Deficiência auditiva pré-lingual usuárias de implante coclear.. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2015.
Orientadores: Deisy das Graças de Souza, Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
6.   André Abraçado Pereira. Aprendizagem observacional em crianças com autismo. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
7.   Beatriz Azevedo Paiva. Adaptação de um instrumento para avaliar o vocabulário de pré-escolares a partir da colaboração de professores e pais. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
8.   Belanny Barbosa Lopes. Relações condicionais arbitrárias macacos prego. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Olavo de Faria Galvão.
9.   Bruna Pessenda. Ensino de comportamento textual via instrução por múltiplos exemplares em criança com transtorno do espectro autista. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp. Início: 2015.
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
10.   Camila Veloso. O uso do IRAP na avaliação do bilinguismo. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2015.
Orientador: Renato Bortoloti.
11.   Carolina Coury Silveira. Avaliação e ensino de seguimento de direção de olhar para crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Camila Domeniconi.
12.   Christian David Pineda. Aquisição de escrita ao longo de passos de ensino no Módulo 1 do currículo Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
13.   Cláudia Bueno Nogueira. Desenvolvimento de habilidades fundamentais para aplicação de programas de ensino analítico-comportamentais a crianças diagnosticadas com autismo. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Romariz da Silva Barros.
14.   César Augusto Barth. Guia para formulação de competências: impacto sobre a eficiência do mapeamento. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Romariz da Silva Barros.
15.   Edson Luiz Nascimento dos Santos. Uma análise da eficácia do Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP). Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
16.   Eduardo Nascimento Trindade. Avaliando diferentes procedimentos para ensinar o uso do VB-MAPP para professores do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
17.   Elizabeth Bezerra Neves. Aprendizagem de repostas de monitoramento via videomodelação: Efeitos na aprendizagem observacional de crianças com autismo. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
18.   Estela Manfrin. ANÁLISE DAS EVIDÊNCIAS DE VALIDADE E PRECISÃO DE UM INSTRUMENTO DESTINADO À AVALIAÇÃO INTELECTUAL DE PRÉ-ESCOLARES. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
19.   Fernanda Cybelle Gomes Sena. Relações entre comportamento de falante e ouvinte no ensino de repertório verbal para crianças com autismo. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
20.   Flavia Figel. Formação de classes de equivalência com verbos e substantivos em idosos com comprometimento cognitivo leve e indicativo de demência. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2015.
Orientador: Andréia Schmidt.
21.   Ianna de Oliveira Cardoso Gonçalves. Avaliação comportamental de fundamentos e pré-requisitos para o desenvolvimento da linguagem. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2015.
Orientador: Thais Porlan de Oliveira.
22.   Isabella Starling Alves. Discalculia do Desenvolvimento: transtorno de conexão entre o símbolo e a magnitude?. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Renato Bortoloti.
23.   Jade Cristine Trindade Martins. Ensino da avaliação de repertórios básicos de aprendizagem via o teste ABLA para professores do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
24.   Jaqueline Rabello. Efeitos da presença do animal sobre a tolerância a eventos aversivos por crianças. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graducação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Camila Domeniconi.
25.   Jaume Ferran Aran Cebria. Interpretação analítico-comportamental da inferência dedutiva nas formas silogísticas, a partir da Teoria das Molduras Relacionais.. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2015.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
26.   Joaquim Carlos Braga Sobrinho. Caracterização molecular e perfil de suscetibilidade a antimicrobianos de Staphylococcus aureus isolados de hemoculturas. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma. (Coorientador)., . Início: 2015.
Supervisor: Luiz Carlos de Lima Silveira.
27.   João Henrique de Almeida. . Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2015.
Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose.
28.   João Paulo de Assis Ferreira Monteiro. Investigação de condições que afetam o grau de relacionamento de estímulos equivalentes por meio de potenciais relacionados a eventos. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Início: 2015.
Orientador: Renato Bortoloti.
29.   Juliana Sequeira César de Oliveira. Intervenção comportamental ao autismo via cuidadores. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Romariz da Silva Barros.
30.   Julio Cesar de Camargo. Investigando o uso sustentável de recursos comuns por meio de um jogo eletrônico. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2015.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
31.   Leandro da Silva Boldrin. Efeitos do esquema de reforçamento de intervalo variável no procedimento go/no-go com estímulos compostos. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo, PROGRAMA UNIFICADO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Início: 2015.
Orientador: Paula Debert.
32.   Lidiene Camila Barbosa Costa. Comparando dois procedimentos de ensino de aplicação de tentativa discreta a pais em um programa de intervenção comportamental ao autismo.. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Romariz da Silva Barros.
33.   Lilian Maria Candido de Souza Dornelas. Desempenho motor e de linguagem expressiva de prematuros. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2015.
Orientador: Célia Maria Giacheti.
34.   Luana Carvalho Romero Freitas. Avaliação comportamental de fundamentos e pré-requisitos para o desenvolvimento da linguagem. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2015.
Orientador: Thais Porlan de Oliveira.
35.   Luma Tiziotto Deffendi. Conhecimento e monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem criatividade. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
36.   Lívia Scienza. IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS SOBRE A EMPATIA E TEORIA DA MENTE DE CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
37.   Marcela Malta Saraiva. Desempenho de crianças com transtorno de linguagem no Test of Narrative Language. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2015.
Orientador: Célia Maria Giacheti.
38.   Marcelo Henrique Oliveira Henklain. A pesquisa em Psicologia e seu impacto Social: Avaliação de satisfação dos usuários.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: João dos Santos Carmo.
39.   Maria Carolina Cabestre Yoshida. Rotatividade de operantes de ouvir e falar e efeito de ecoico como resposta colateral na nomeação com inteligibilidade m crianças com implante coclear. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
40.   Maria Eliane Sobrinho. Desenvolvimento de um Game Educativo para auxiliar o processo de leitura dos alunos com necessidades educacionais especiais das salas de Recursos Multifuncionais das escolas do Município de Marabá.. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2015.
Orientador: Manoel Ribeiro Filho.
41.   Maria Fernanda Alvarez. ANÁLISE DOS TIPOS DE ERROS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EXPOSTAS A UM PROGRAMA DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2015.
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
42.   Mariana Viviani. PREFERÊNCIAS DAS CRIANÇAS POR DESENHOS INFANTIS E SUA RELAÇÃO COM ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
43.   Marina Mendonça de Sousa. Disciplina de AEC II. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2015.
Orientador: Thais Porlan de Oliveira.
44.   Marina Ribeiro Camara. Desempenho de idosos com Demência de Alzheimer em testes de exclusão e ensino/ teste de identidade. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2015.
Orientador: Andréia Schmidt.
45.   Marília Fontes de Castelo Branco. Desenvolvimento de um apliicativo para avaliação de risco para atraso no desenvolvimento cognitivo por pediatras. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
46.   Mayara Silva Ferreira. Ensino de Relações Arbitrárias a Crianças de 3 a 4 Anos pelo Procedimento Fading. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
47.   Murilo Aguiar. Diagnóstico de leitura e intervenção com aprendizes inseridos em escolas com baixos índices na Prova Brasil. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Camila Domeniconi.
48.   Myenne Mieko Ayres Tsutsumi. A explicação do comportamento lúdico a partir dos quatro por quês de Tinbergen. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2015.
Orientador: Paulo Roney Kilpp Goulart.
49.   Márcia Akemi Fujie. Monitoramento metacognitivo em universitários e analfabetos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
50.   Natalia Freitas Rossi. . Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2015.
Supervisor: Célia Maria Giacheti.
51.   Natália Benincasa Velludo. Faz de conta: Desenvolvimento Sociocognitivo e Atitudes Parentais. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
52.   Oriana Comesanha e Silva. Avaliando diferentes procedimentos para ensinar o uso do teste ABLA para psicólogos em formação. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
53.   Paola Moreli. Diagnóstico de leitura e intervenção com aprendizes inseridos em escolas com baixos índices na Prova Brasil. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Camila Domeniconi.
54.   Patricia Carolina Madeira Monteiro. Relações auditivo-visuais via formação de classes de equivalência em crianças diagnosticadas com autismo: efeitos de pareamentos voz-reforço. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Romariz da Silva Barros.
55.   Paula Bugni. A influência dos estereótipos de gênero na escolha de brinquedos em crianças pré-escolares. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
56.   RANGEL FILHO TEIXEIRA. Jogo educativo de história sobre a fundação do município de Marabá-PA. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2015.
Orientador: Manoel Ribeiro Filho.
57.   Ryan Miguel Barbosa do Espírito Santo. O Registro do N400 como medida para formação de classes a partir do controle por rejeição. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2015.
Orientador: Edson Massayuki Huziwara.
58.   Sabrina Campos dias Pedrosa. Efeitos de estímulos emocionais sobre a ocorrência de falsas memórias: investigação por meio do paradigma da equivalência de estímulos. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
59.   Sara Ingrid Cruz Keuffer. Validação comportamental dos níveis de avaliação do VB-MAPP para uma amostra de crianças brasileiras. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
60.   Shayene Gabrielle França Pereira. Blank Comparison Technique: emprego de uma variante de tarefa de múltipla escolha para investigação de déficits de compreensão de palavras isoladas em indivíduos com lesão hemisférica unilateral. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonaudiologia) - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências, . Início: 2015.
Orientador: Cristiana Ferrari.
61.   Solange Calcagno. Ensino de leitura e escrita para adultos: uma análise de adesão, desempenho e erros. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2015.
Supervisor: Romariz da Silva Barros.
62.   Stephanie Cristine Nogueira. Compreensão de humor, ironia e teoria da mente em crianças brasileiras. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2015.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
63.   Tamara de Andrade Lindau. Julgamento Semântico e Correlatos Eletrofisiológicos em Crianças com e sem Transtornos de linguagem. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2015.
Orientadores: Deisy das Graças de Souza, Célia Maria Giacheti.
64.   Táhcita Medrado Mizael. Estabelecimento e manutenção de classes de estímulos equivalentes com estímulos significativos à partir de procedimentos de emparelhamento de acordo com o modelo e do tipo respondente: Investigando a atitude racial preconceituosa. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2015.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
65.   Vera Ribeiro Novaes. Avaliação de procedimentos de treinamento de uso do VB-MAPP por profissionais atuando na intervenção para pessoas com atraso no desenvolvimento. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza.
66.   Wilson Bonfim Júnior. Equivalência de estímulos e classes com estímulos com significado social. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Raquel Maria de Melo.
67.   Álvaro Júnior Melo e Silva. Estabelecimento de respostas de atenção a faces via formação de classes de equivalência. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Romariz da Silva Barros.
68.   Érika Larissa de Oliveira Jimenez. Revisão sistemática sobre conceitos analítico-comportamentais relacionados a alterações comportamentais de longo alcance. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2015.
Orientador: Paulo Roney Kilpp Goulart.
69.   Ícaro Gomes Pereira. Formação de classes categoriais em macacos-prego. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2015.
Orientador: Olavo de Faria Galvão.

2014

1.   Ailton Barcelos da Costa. Construção de Conceitos Matemáticos por crianças com deficiência visual. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
2.   Angélica Helena Suzigan. CORRELATOS ELETROFISIOLÓGICOS DE PROCESSOS SIMBÓLICOS EM INDIVÍDUOS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO - TT1. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, . Início: 2014.
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
3.   Arthur Damião Médici. Proposta de ensino programado para planejamento de aula por meio da análise de planejamento e execução de aula de professores de ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2014.
Orientador: João dos Santos Carmo.
4.   Aírton Ícaro Cantuária Gonzaga. Transferência de Aprendizagem ? Revisão Sistemática em Análise do Comportamento e Neurociências. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Paulo Roney Kilpp Goulart.
5.   Bruno Diego Lima Ribeiro. Avaliação comportamental de discriminações que envolvem neurônios espelho. Dissertação (Mestrado em NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2014.
Orientador: Olavo de Faria Galvão.
6.   Carla Favacho dos Santos. Aplicação de um Programa de Ensino Informatizado para o estabelecimento de habilidades básicas de leitura em indivíduos com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2014.
Orientador: Ana Leda de Faria Brino.
7.   Cesar Antonio Alves da Rocha. Análise do Comportamento e planejamento cultural: Utopia ou distopia?. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2014.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
8.   Cristiane Alves. Efeitos de audiência sobre a correspondência de relatos verbais: investigação em um jogo computadorizado. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
9.   Diana Catalina Serrano. Respostas de observação sob contingências de reforçamento negativo. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2014.
Orientador: Gerson Aparecido Yukio Tomanari.
10.   Eugênia Andréa Leão Santos. Treinamento em intervenção ABA ao autismo: avaliando o efeito de vídeos didáticos. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2014.
Orientador: Romariz da Silva Barros.
11.   Felipe Eliasquevici. Desenvolvimento de jogos computacionais para ensino de leitura e escrita em português. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. Início: 2014.
Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro.
12.   Felipe Santana de Rose. Dois procedimentos de fading no ensino de discriminações condicionais com estímulos visuais. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2014.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
13.   Fernando Del Mando Lucchesi. LEITURA E INTELIGIBILIDADE DA FALA EM CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2014.
Orientadores: Deisy das Graças de Souza, Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
14.   Florença Lucia Coelho Justino. O pensamento contrafactual de universitários e suas relações com as funções executivas. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
15.   Francisco Andeson Gonçalves Carneiro. Combinação de Contingências Pavloviana e Operante no controle do comportamento operante. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Miriam Garcia Mijares.
16.   Graziele Thomasinho de Aguiar. Aquisição do Comportamento verbal e Equivalência de estímulos em bebês até 24 meses: à procura de relações. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2014.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
17.   Igor Dias Serique. Análise do potencial de discriminação de movimentos em macacos prego. Dissertação (Mestrado em NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2014.
Orientador: Olavo de Faria Galvão.
18.   Isadora Peresi Ferrari. Ampliação de repertório docente a partir de treino em Análise Funcional Baseada em Tentativas Sucessivas: Proposta em Ensino Colaborativo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: João dos Santos Carmo.
19.   Jacqueline Pimentel Tenório. Efeitos do ensino de leitura sobre o desenvolvimento de fala de crianças com deficiência auditiva usuárias de IC e AASI. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2014.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
20.   Joao Francisco Silva Rodrigues. Estudo do Efeito Imunomodulador e Analgésico de Sulforafano em Modelo de Artrite Reumatóide Murina. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Universidade Ceuma, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Início: 2014.
Orientador: Luiz Carlos de Lima Silveira.
21.   Juliano Setsuo Violin Kanamota. Análise de respostas de observação oculares em contextos de discriminação e testes de generalização. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . Início: 2014.
Orientador: Gerson Aparecido Yukio Tomanari.
22.   Karen Portilho de Sá. Busca de alteração da função de faces via classes de equivalência em crianças diagnosticadas com autismo.. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2014.
Orientador: Romariz da Silva Barros.
23.   Laura Sodré Galvão Garcia. Efeitos da presença do cachorro na tolerância e avaliação de um estímulo aversivo. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graducação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2014.
Orientador: Camila Domeniconi.
24.   Letícia Fava Menzori. Avaliação de um programa de ensino de leitura e escrita em crianças com diferentes necessidades educacionais especiais. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista, . Início: 2014.
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
25.   Leylanne Martins Ribeiro de Souza. Identificação de variáveis que interferem nos procedimentos de ensino por exclusão em bebês. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
26.   Liane Dahás. Modelo animal de compulsão alimentar em rattus norvegicus: procedimentos operantes e farmacológicos de prevenção e tratamento. Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2014.
Supervisor: Miriam Garcia Mijares.
27.   Luiza Costa Langsdorff. Formação de classes de estímulos equivalentes em cães. Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2014.
Orientador: Camila Domeniconi.
28.   Luiza de Moura Guimarães. Desenvolvimento de Aplicativo Educativo para Ensino de Indivíduos com Autismo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: João dos Santos Carmo.
29.   Mariana Ducatti Almeida. Estudos sobre a produção de discurso em idosos com demência de Alzheimer na fase inicial. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, . Início: 2014.
Orientador: Andréia Schmidt.
30.   Marina Bárbara Bastos Araújo Soares. Efeito da punição negativa por timeout sobre respostas de consumo de etanol em ratos dependentes. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Miriam Garcia Mijares.
31.   Mayra Lais de Carvalho Gomes. Ensino de comportamento verbal a crianças com autismo.. Tese (Doutorado em programa de pós graduação em psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Camila Domeniconi.
32.   Maísa Kich Grecco. Contingências facilitadoras de comportamento verbal em crianças implantadas e práticas parentais: intervenção com pais. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista, . Início: 2014.
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
33.   Milena Gandolfine. Caracterização das oportunidades de interação entre mãe e seu bebê com deficiência visual durante a alimentação. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
34.   Peter Endemann. Análise do controle da atenção por meio de parâmetros dos movimentos oculares em treino de reforçamento diferencial intradimensional e testes de generalização. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2014.
Supervisor: Gerson Aparecido Yukio Tomanari.
35.   Raquel Leite Castro de Lima. Alternância de procedimentos de pareamento ao modelo com atraso e simultâneo no treino de relações arbitrárias: Condição suficiente para a emergência de simetria e transitividade em macacos-prego?. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2014.
Orientador: Ana Leda de Faria Brino.
36.   Raílson Cruz Salomão. Potencial Cortical Provocado Visual Gerado por Estímulos Pseudoisocromáticos.. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2014.
Orientador: Luiz Carlos de Lima Silveira.
37.   RICARDO MAZIOLI JACOMELI. A TEORIA DA MENTE EM BEBÊS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014.
Orientador: Debora de Hollanda Souza.
38.   Rodrigo Harder Ferro Dicezare. Efeito da história de resolução de problemas por Insight sobre a resolução de novos problemas por pombos. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Miriam Garcia Mijares.
39.   Tamyres Roberta Colares Leal. Efeitos da liberação de alimento durante o intervalo entre tentativas sobre o desempenho no pareamento ao modelo com atraso. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Início: 2014.
Orientador: Ana Leda de Faria Brino.
40.   Tatiana Evandro Monteiro Martins. Consequenciação de erros no ensino a crianças diagnosticadas com autismo. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Romariz da Silva Barros.
41.   Thais de Souza Mascotti. EFEITOS DO ENSINO POR ÚNICO E MÚLTIPLOS EXEMPLARES NO ESTABELECIMENTO DO COMPORTAMENTO DE FALANTE EM UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Iniciação científica (Graduando em Abi - Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2014.
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
42.   William Eduardo Patarroyo Serna. Expressão de genes de ativação imediata em cérebros de ratos após a autoadministração ou heteroadministração de morfina. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Neurociências e Compo) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Miriam Garcia Mijares.

2013

1.   Alessandra Corne Canosa. Discriminações condicionais arbitrárias na formação de conceitos por crianças com deficiência visual. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
2.   Alex Bacadini França. Escala de Metacognição Sênior: evidências de validade, precisão e normatização para a população idosa. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2013.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
3.   Ana Luiza C. Roncati. Efeitos de diferentes procedimentos de correção na aquisição e manutenção de repertórios de falante e ouvinte emcrianças com desenvolvimento atípico.. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . Início: 2013.
Orientador: Maria Martha Costa Hübner.
4.   Angelo Augusto Silva Sampaio. Complexidade na evolução cultural: efeitos da interação entre mediação verbal e separação de produto agregado e consequência cultural sobre a seleção por metancontingências. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . Início: 2013.
Orientador: Marcelo Frota Lobato Benvenuti.
5.   Antonio Luiz Tonissi Migliato. Identificação de graus de ansiedade no gerenciamento financeiro pessoal: contribuições da escala de diferencial semântico. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: João dos Santos Carmo.
6.   Caio Pinheiro de Carvalho. Desenvolvimento de jogos educacionais em plataformas móveis. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2013.
Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro.
7.   Fabiane da Silva Pereira. Avaliação de um programa de ensino de leitura e escrita de sentenças em crianças com deficiência auditiva pré-lingual e implante coclear.. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2013.
Supervisor: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu.
8.   Gilberto Nerino de Souza Junior. Construção de Repertório de Ensino com programação genética, lógica Fuzzy e aprendizado de máquina. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2013.
Supervisor: Dionne Cavalcante Monteiro.
9.   Juliana Sarantopoulos Faccioli. O Pensamento Contrafatual em estudantes universitários com indicativos de transtornos depressivos. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2013.
Orientador: Patrícia Waltz Schelini.
10.   Julio Cezar Pereira de Oliveira. Questões conceituais na interface entre Educação, Análise dos Comportamento e Neurociências. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônica de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará. Início: 2013.
Orientador: Paulo Roney Kilpp Goulart.
11.   Lívia Ferreira Godinho Aureliano. Efeitos da implementação de um modelo de gestão comportamental em uma organização pública de ensino e atendimento ao autismo. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . Início: 2013.
Orientador: Maria Martha Costa Hübner.
12.   Marcelo Souza. Ensino de comportamento verbal por meio de procedimentos baseados em topografia e seleção de respostas : análise comparativa na emergência de tatos e intraverbais em crianças com desenvolvimento atípico. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . Início: 2013.
Orientador: Maria Martha Costa Hübner.
13.   Nathalia Sabaine Cippola. ?INVESTIGAÇÕES EMPÍRICAS SOBRE REORGANIZAÇÃO DE CLASSES FORMADAS POR REGRAS ACERCA DE ESCOLHA PROFISSIONAL POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO?.. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2013.
Orientador: Camila Domeniconi.
14.   Natália Maria Sertori. O Responder por Exclusão em Bebês Pré- Termo e Baixo Peso. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2013.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
15.   Paulo Victor de Lima Sfair Alvares. Desenvolvimento de jogos educacionais em plataformas móveis. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2013.
Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro.
16.   Rogério Crevelenti Fioraneli. Reversão de significado de estímulos numéricos, com base no paradigma de equivalência, em indivíduos com ansiedade à matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2013.
Orientador: João dos Santos Carmo.
17.   Sabrina Roberta Oliveira. Equivalência de estímulos e ensino por exclusão de verbos e substantivos para idosos com afasia de Broca e Wernicke. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2013.
Orientador: Andréia Schmidt.
18.   Stephanie Carolim Santos Almeida. Efeitos do ensino de relações entre figuras e números no seguimento da rotina de atividades para crianças com transtorno do espectro do autismo. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2013.
Orientador: João dos Santos Carmo.
19.   Vanessa Luisa Destro Fidêncio. Verificação eletroacústica de Sistemas de Frequência Modulada em usuários de implante coclear. Tese (Doutorado em Fonoaudiologia) - Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2013.
Orientador: Adriane Lima Mortari Moret.
20.   Yulla Christoffersen Knaus. Efeitos singulares e combinados de citalopram e bromazepan sobre o valor reforçador de reforços condicionados em ratos treinados em um esquema de razão progressiva. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, . Início: 2013.
Orientador: Miriam Garcia Mijares.
21.   Yvan Pereira dos Santos Brito. Desenvolvimento de jogos educacionais em plataformas móveis. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2013.
Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro.

2012

1.   Adriana Saavedra Moreno. Avaliação de um protocolo para aferir reforçadores alimentares em Callithrix jacchus. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2012.
Orientador: Gerson Aparecido Yukio Tomanari.
2.   Alessandra Campanini Mendes. Ansiedade à Matemática: validação de instrumento, ampliação de achados e aplicação de estratégias de intervenção e reversão. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2012.
Orientador: João dos Santos Carmo.
3.   Anderson Sousa Batista. Desenvolvimento de sistema de sensoriamento para barco autônomo. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Telecomunicações) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2012.
Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro.
4.   Bruno Penner Soares. Desenvolvimento de sistema de sensoriamento para barco autônomo. Iniciação científica (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2012.
Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro.
5.   Felipe Pereira Gomes. O efeito de antecedentes verbais com autoclíticos qualificadores sobre o comportamento de escolha de jogos. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2012.
Orientador: Maria Martha Costa Hübner.
6.   Giovana Mendes Ferroni. Estratégias de atenção conjunta de crianças com deficiência visual. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2012.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
7.   Janaina de Fatima Castro Caneguim. Programa de esnino de pré-requisitos de habilidades aritméticas: planejamento, implementação e avaliação. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: João dos Santos Carmo.
8.   Julia Speranza Zabeu. Serviços de (re) habilitação auditiva para crianças usuárias de Implante Coclear e Aparelhos de Amplificação Sonora Individual: Perfil e caracterização no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, . Início: 2012.
Orientador: Maria Cecilia Bevilacqua.
9.   Karina Ferreira. Avaliação do modelo de educação à distância para capacitação de profissionais de saúde por meio de um curso de especialização em Reabilitação Auditiva para crianças de zero a três anos de idade. Tese (Doutorado em Doutorado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru Universidade de São Paulo, . Início: 2012.
Orientador: Maria Cecilia Bevilacqua.
10.   Leonardo Sarraff Nunes de Moraes. Hardware Criptográfico para Sistemas de Arquivos Distribuídos e de Armazenamento em Nuvem. Dissertação (Mestrado profissional em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Início: 2012.
Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro.
11.   Marcileyde Tizo. Leitura para estudantes com necessidades especiais. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2012.
Orientador: Elenice Seixas Hanna.
12.   Maria Jaquelini Dias dos Santos. Estudo comparativo do modelo SUS com um modelo Streamline: uma análise do custo-efetividade e medidas de resultados (CNPq 505006/2010-3). Orientação de outra natureza. Faculdade de Odontologia de Bauru - USP. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2012.
Orientador: Maria Cecilia Bevilacqua.
13.   Nagi Hanna Salm Costa. Tamanho da unidade de ensino e recombinação em leitura musical. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2012.
Orientador: Elenice Seixas Hanna.
14.   Natália Santos Marques. Análogos experimentais de superstições. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2012.
Orientador: Marcelo Frota Lobato Benvenuti.
15.   Priscila Cresprilho Grisante. Efeitos de diferentes histórias de treino no desenvolvimento dos controles por seleção e por rejeição e na emergência de relações condicionais em humanos. Universidade de São Paulo., . Início: 2012.
Supervisor: Gerson Aparecido Yukio Tomanari.
16.   Silvana Lopes dos Santos. A influência do significado da marca de produtos alimentícios em escolhas e preferências de crianças com base no paradigma de equivalência de estímulos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2012.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
17.   Talita Regina de Lima Cunha. Momentum comportamental e resistência do comportamento à mudança: efeitos do emprego de etanol como evento perturbador. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2012.
Orientador: Miriam Garcia Mijares.
18.   Tereza Cristina Rodrigues Villela. Interação e comunicação mãe-cricança com deficiência visual: promovendo estratégias. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2012.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
19.   Thais Ferro Nogara. Procedimentos para o estudo de metacontingências. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Início: 2012.
Orientador: Marcelo Frota Lobato Benvenuti.

2011

1.   Angela Bernardo de Lorena. Programação de ensino e educação a distânica (EaD): contribuições da análise do comportamento para formação inicial e continuada de professores de matemática. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2011.
Supervisor: João dos Santos Carmo.
2.   Diana Milena Cortéz Patiño. avaliação do efeito de substituição entre interação social e consumo de etanol em ratos submetidos a esquemas concorrentes. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2011.
Orientador: Miriam Garcia Mijares.
3.   Fernando Del Mando Lucchesi. Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Coorientador)., . Início: 2011.
Supervisor: Maria Cecilia Bevilacqua.
4.   Luiz Antonio Lourencetti. Efeito do Ensino Ecoico com estimulos com diferenças criticas sobre a nomeação de figuras em deficientes auditivos pre-linguais que receberam o implante coclear. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Início: 2011.
Orientador: Maria Cecilia Bevilacqua.
5.   Mariane Perin da Silva. Habilidades auditivas e de linguagem de crianças usuárias de implante coclear: análise dos marcadores clínicos de desenvolvimento. Tese (Doutorado em Prog. Pós-Grad. em Fisiopatologia Experimental) - Universidade de São Paulo, . Início: 2011.
Orientador: Maria Cecilia Bevilacqua.
6.   Nayara Feritas Fernandes. Percepção da fala em crianças portadoras de deficiencia auditiva neurossensorial com espectro da neuropatia auditiva usuárias de implante coclear: um estudo longitudinal. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2011.
Orientador: Maria Cecilia Bevilacqua.

2010

1.   Nelson Monte de Carvalho Filho. Investigação do Perfil Genotípico para o Gene ABCA4 em Pacientes Tratados com Antimaláricos: Correlação com Achados Neuroquímicos, Psicofísicos e Eletrofisiológicos.. Tese (Doutorado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2010.
Orientador: Luiz Carlos de Lima Silveira.


(*) Relatório criado com produções desde 2009 até HOJE
Data de processamento: 14/06/2016 21:17:49